Ação da UEMS aproxima universidade e comunidade em Dourados
- Notícias de Dourados
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Na 21ª edição, realizada no dia 22 de março, cerca de 2 mil pessoas passaram pela Praça da Juventude

O programa de extensão “UEMS na Comunidade”, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é a maior caravana de extensão universitária do estado. Com ações em áreas como educação, saúde, direitos humanos, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura e lazer, o projeto já impactou cerca de 80 mil pessoas em diversos municípios.
Na 21ª edição, realizada no dia 22 de março, cerca de 2 mil pessoas passaram pela Praça da Juventude – Estação Cidadania, no Parque das Nações, em Dourados. A iniciativa, em parceria com a Prefeitura Municipal, ofereceu serviços gratuitos para promover educação, cultura, lazer e bem-estar à população. A acessibilidade linguística foi garantida pela Divisão de Inclusão Educacional da UEMS.

Acadêmicos e professores realizaram atividades educativas, como quizzes sobre os cursos, orientações de enfermagem com modelos anatômicos, experimentos de física, informações sobre compostagem, cultivo e adubação, além de palestras sobre química e meio ambiente. A programação ainda incluiu oficinas de informática básica e divulgação de cursos, bolsas e formas de ingresso na universidade.
As crianças se divertiram com brincadeiras lúdicas, karaokê, grafismo corporal, contação de histórias, oficina de pipa e pintura ao ar livre. Uma das atrações mais disputadas foi a visita ao helicóptero do Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

O evento também ofereceu serviços essenciais, como orientação jurídica, atendimento oftalmológico, exames preventivos, emissão do novo RG, vacinação contra a Covid-19, testes de ISTs e glicemia, corte de cabelo e design de sobrancelhas. A Sanesul garantiu a hidratação dos participantes com água potável.
A Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Profa. Dra. Erika Kaneta Ferri, destacou o compromisso da UEMS em compartilhar conhecimento e recursos com a sociedade. “As atividades foram 100% gratuitas e abertas a todos os moradores de Dourados e região. Isso reforça nosso papel como uma universidade inclusiva, que responde às demandas sociais e contribui para o desenvolvimento regional”, afirmou.
A Secretária de Cultura de Dourados, Gisella Mello, ressaltou a diversidade da programação e seu impacto social. “A iniciativa reforça o compromisso da administração pública em ampliar o acesso da população a serviços essenciais, promovendo inclusão social, lazer e bem-estar”, destacou.
O Reitor da UEMS, Dr. Laércio Alves de Carvalho, frisou o papel transformador do programa. “Nossa missão vai além de formar bons profissionais. Buscamos, por meio do acesso ao conhecimento, melhorar a qualidade de vida da população sul-mato-grossense”.
Por: Elisa Lorini DRT 2228/MS e Diana Gaúna/UEMS
Fotos: Fabiana Oliveira/ DCS UEMS
留言