top of page

Cinco acadêmicos indígenas da UEMS recebem notebooks de edital nacional de apoio à permanência

O Edital Pipou é fruto da parceria entre o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e a Vale

Entrega em Dourados

Nesta quinta-feira (29), ocorreu na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados, a cerimônia de entrega do notebook à acadêmica Terena, Nayara Fernanda Faustino de Jesus. Na UEMS cinco acadêmicos, uma em Dourados, dois em Campo Grande e dois em Mundo Novo, foram contemplados pelo edital Pipou/2022 - Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade.


Em Campo Grande os contemplados foram os acadêmicos: Daniel de Oliveira Ezidio e Larissa Bezerra dos Santos do curso de Medicina da Unidade. E em Mundo Novo: Crislene Benites e Weber Vera Martins de Agronomia.


O Edital Pipou é fruto da parceria entre o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) e a Vale, sendo o Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade – PIPOU, lançado no final de 2022, com a finalidade de apoiar a permanência de indígenas na educação superior.


Os representantes da Vale, Camila Boldrin, e do Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), João Guilherme Nunes Cruz, vieram de Brasília e acompanharam todas as entregas.


“O ISPN é uma ONG que tem uma sede em Brasília, dentro dessa organização nós temos um Programa que apoia a permanência de estudantes indígenas no ensino superior, que nós chamamos carinhosamente de Pipou. Ele apoia os estudantes indígenas pela concessão de uma bolsa de estudos, pela doação de um notebook e oferece algumas atividades formativas, que envolvem um acompanhamento pedagógico e uma formação vocês. Viemos para conversar com as pessoas que estão envolvidas com a Rede de Saberes, que envolve algumas instituições de ensino superior aqui do Mato Grosso do Sul, e então o nosso propósito é estreitar um pouco mais esse diálogo e pensar em futuras parcerias”, ressaltou Camila Boldrin.


A Vice-reitora da UEMS, Celi Correa Neres, ressaltou que durante a gestão, a reitoria colocou no plano de ação ampliar a Rede de Saberes da Universidade e, independente de financiamento, a Universidade encampar este programa como política institucional.


“E assim nós fizemos, ampliamos para outras Unidades, agora temos a meta de ampliar para todas as Unidades e dar condições de apoio aos estudantes indígenas. A UEMS foi a primeira Universidade a implantar cotas para indígenas, nos orgulhamos bastante disso, e tem um forte trabalho com essa comunidade, liderado pela Beatriz Landa, em Dourados, e em Campo Grande pela professora Léia Teixeira Lacerda. A gente só tem a agradecer e a parabenizar aos parceiros que sempre estão apoiando essa pauta tão importante, que é a da inclusão. É motivo de muita alegria esse momento, por isso fazemos um momento solene para comemorar, até para fortalecer as nossas ações internas. Nos dá forças para continuar e para dizer para toda a sociedade que é preciso ter políticas específicas para a comunidade indígena”, destacou a vice-reitora.

Entrega em Mundo Novo

A coordenadora do CEPEX - Rede de Saberes Indígenas na UEMS, Profa. Dra. Beatriz dos Santos Landa, enfatiza que esse Edital é muito importante, porque consolida também as ações do Rede de Saberes, cria mais oportunidades para os acadêmicos indígenas e demonstra o potencial que os nossos acadêmicos têm de concorrer a nível nacional a bolsas que contribuem na sua permanência. “E um outro fator importante é que amplia as parcerias que a gente já tem. Nós temos algumas parcerias com o Governo do Estado, com as Prefeituras, mas é mais uma parceria importante com a ONG que tem um olhar voltado para os povos indígenas que estão no ensino superior”, diz Beatriz Landa.


Weber Vera Martins, de Agronomia da UEMS/Mundo Novo, ressalta que “o notebook vai ajudar muito na hora dos estudos, na hora de elaborar muitas coisas, um exemplo é para fazer slides para seminários. Vai ajudar demais nos estudos!”. Crislene Benites, do mesmo curso diz “por eu ter sido contemplada, isso é muito bom, porque em vários aspectos, tanto financeiro quanto principalmente a educação e também com auxílio desse notebook, que eu vou ter muito mais facilidade pra estar estudando e estar melhorando nas disciplinas do curso”, enfatiza.


Entrega em Campo Grande

Comments


bottom of page