Embrapa Guia Clima: Uma ferramenta essencial para o setor agrícola
- Notícias de Dourados
- 1 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
A plataforma oferece análises e informações climáticas, permitindo que os agricultores se preparem adequadamente
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tem se destacado mais uma vez por sua contribuição significativa para o setor agrícola de Dourados e região, com uma ferramenta online inovadora e vital: o Guia Clima. Desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste, o guia oferece uma análise detalhada das condições climáticas, proporcionando aos agricultores informações precisas e atualizadas para suas atividades no campo.
“Além dos dados atualizados em tempo real, o guia contém os dados climáticos da nossa região desde junho de 1979 totalizando até o momento 46 anos de coleta. Até o ano de 2000 o procedimento era feito de forma convencional, sendo manual a coleta durante três vezes por dia. A partir de 2001 os dados passaram a ser coletados de forma automática e direcionada para o nosso site da Embrapa”, conta o agrometeorologista, Dr. Carlos Ricardo Fietz.
plataforma, disponível no endereço https://clima.cpao.embrapa.br/, é uma verdadeira aliada para os produtores rurais, fornecendo dados meteorológicos específicos para diversas regiões do país. Com acesso fácil e intuitivo, o Guia Clima permite que agricultores planejem suas atividades conforme as previsões climáticas, minimizando riscos e aumentando a eficiência na produção.
“Em 2008 foi feito um projeto de pesquisa visando noticiar e disponibilizar os dados meteorológicos, pois percebemos que as informações climáticas não possuem muito valor se não fossem divulgadas, foi quando criamos o nosso site provisório, que teve uma ótima aceitação. Hoje o Guia Clima, além de apresentar uma nova roupagem, é marca registrada e apresenta gratuitamente todas as informações necessárias para uma consulta completa por quem busca saber sobre o tempo agora ou do passado”, ressalta Carlos.
A plataforma oferece análises e informações climáticas, permitindo que os agricultores se preparem adequadamente para as diferentes épocas do ano. Isso é fundamental para o planejamento de plantio, colheita e outras atividades agrícolas, contribuindo para uma gestão mais eficiente e sustentável das propriedades rurais. Portanto, para os agricultores de Dourados e de todo o Brasil, o Guia Clima da Embrapa se torna uma ferramenta indispensável, capaz de melhorar a tomada de decisões e impulsionar a produtividade no campo. É mais um exemplo do potencial transformador da pesquisa e inovação no setor agrícola, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de nossa agricultura.
CURIOSIDADE
A temperatura mais baixa registrada na estação da Embrapa de Dourados foi de -2ºC no dia 17 de julho de 2000. E, o mais quente foi no dia 17 de outubro de 2014, onde alcançou os 40,8ºC. Assim como a mínima umidade relativa do ar foi 8%, registrada até o momento desta matéria, foi em 28 de agosto de 2010.
Por: Charles Aparecido
Comments