A morte queima, crepita, destrói, silencia. A vida sofre, mas resiste, acredita, teima. A morte é cinza e a vida, multicolor. Entre tantas outras cores, a vida tem o verde e o azul de um beija-flor e o amarelo de um ipê – ave e árvore que protagonizam o livro digital infantil “Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental”, produzido pela Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A publicação nesta sexta-feira (30) marca o encerramento do Mês do Meio Ambiente.
O enredo se desenvolve em um cenário de contradição – a beleza de vida e cores do Pantanal sul-mato-grossense e o sofrimento e a destruição provocados pelo fogo, que devastou extensas áreas do bioma em 2020. Nesse mundo de contrários, a força surge de um ser aparentemente frágil: um pequeno beija-flor, o Cuitelo, que carrega água em seu biquinho na tentativa de vencer as chamas. É essa ave que, na companhia do ipê, o Senhor Amarelo, sereno, resiliente e sábio, dão ânimo e estímulo aos demais seres do Pantanal na luta contra o fogo.
O livro foi escrito a quatro mãos e produzido a seis. As autoras são as jornalistas Fernanda Kintschner e Gláucia Jandre e os desenhos foram feitos pela artista visual Luciana Kawassaki. Todas são servidoras da ALEMS, lotadas na Gerência de Site e Mídias Sociais da Casa de Leis/Secretaria de Comunicação Institucional. A história de resistência e união diante da destruição foi enriquecida por páginas com muitas cores e belas ilustrações.
O encontro do beija-flor e do ipê imita, de certo modo, outro encontro: o das ideias e sentimentos das duas jornalistas. Glaucia e Fernanda, sensibilizadas com as queimadas no Pantanal, começaram a escrever histórias infantis sobre o assunto. Glaucia falava de um resistente ipê e Fernanda, de um corajoso beija-flor. Assim, as duas terminaram promovendo o encontro da árvore com a ave, da resiliência com a determinação, da força com a força.
“Nós fizemos livros separados sobre a mesma temática. Fizemos praticamente o mesmo livro. Eu fiz a história de um beija-flor que se esforçava para apagar o fogo da queimada e ela fez a história do ipê sobrevivendo às queimadas. Então, resolvemos unificar o livro”, contou Fernanda. “Com o esforço do beija-flor eu quis passar a ideia do esforço de cada um que lutou contra o fogo, da união de todos. Cada um fazendo uma parte e todos atuando juntos, podemos salvar o bioma. Se cada um desempenhar o seu papel perante a natureza, todo mundo pode viver em harmonia e evitar grandes desastres, como foi esse”, comentou.
Glaucia destacou a importância de tratar desse assunto em um livro infantil. “Eu acredito que o tema merece ser lembrado porque podemos trabalhar com a prevenção. As queimadas de 2020 deixaram o país e o mundo em alerta quanto à importância do Pantanal. A consciência ambiental é um dever de todos e isso passa pelas crianças”, afirmou a jornalista. Para acessar o livro, clique aqui.
Meio ambiente
A publicação em formato digital do livro “Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental” marca o encerramento do mês dedicado, de modo especial, às reflexões sobre a necessidade do cuidado com a natureza, com o planeta. O dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi definida em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Mato Grosso do Sul, a Lei 4.041/2011 instituiu a primeira semana do mês como a Semana Estadual do Meio Ambiente. Esta e outras leis estão disponíveis na página multimídia ALEMS Sustentável, em que estão reunidas as legislações em prol da sustentabilidade ao longo dos 45 anos de Mato Grosso do Sul - acesse aqui.
Cidadania é o bicho
Este é o sétimo livro da coleção “Cidadania é o bicho”, produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS. Os livros tratam de temas ligados à promoção e à defesa de direitos humanos por meio de histórias protagonizadas por animais da fauna pantaneira.
As outras histórias abordam a violência de gênero, violação de direitos de crianças e adolescentes, direitos dos idosos, racismo e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para acessar e baixar gratuitamente o livro “Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental” e as demais publicações, clique aqui.
Por: Osvaldo Júnior/ALEMS
Foto: Arte: Luciana Kawassaki/ALEMS
Comments