Projeto Bandoleiras do Centro Oeste está com inscrições abertas até o dia 28
- Notícias de Dourados
- 25 de fev.
- 2 min de leitura
Além de desenvolver o repertório musical, a iniciativa busca valorizar a interculturalidade

A iniciativa, realizada pelo Casulo através do Programa Cultivar, oferece vagas gratuitas para mulheres artistas da música que desejam participar de uma ação formativa voltada à capacitação e troca de experiências com a Professora Doutora Magda Pucci.
A proposta é formar uma banda composta por mulheres instrumentistas e cantoras da região de Dourados/MS, com um enfoque decolonial, feminista e intercultural, unindo artistas indígenas e não indígenas. O projeto visa fortalecer a diversidade cultural e a equidade de gênero no cenário musical.
COMO VAI FUNCIONAR O PROJETO
A formação contará com 20 horas de atividades, realizadas tanto online quanto presencialmente. Inicialmente, serão promovidos encontros virtuais para a escolha do repertório e reconhecimento das habilidades de cada participante. Já os ensaios presenciais acontecerão alguns dias antes da apresentação final, marcada para o dia 22 de março, na Feira das Pulgas.
Além de desenvolver o repertório musical, a iniciativa busca valorizar a interculturalidade, incluindo instrumentos tradicionais e explorando temas culturais diversos, combinando estilos tradicionais e contemporâneos.
O SIGNIFICADO DAS BANDOLEIRAS
A professora Magda Pucci explica a simbologia por trás do nome do projeto:
“Bandoleiras remetem às mulheres guerreiras. Na arte, elas são frequentemente retratadas como figuras fortes e determinadas. A bandoleira, nesse contexto, não é apenas funcional, mas também um elemento visual que reforça sua postura de combatentes.”
Ela complementa:
“O projeto Bandoleiras do Centro-Oeste terá início entre o final de fevereiro e início de março. Primeiro, realizaremos encontros virtuais para definir o repertório e conhecer as possibilidades de cada participante. Depois, faremos ensaios presenciais intensivos para a apresentação oficial.”
O conceito das bandoleiras se conecta diretamente à ideia de autonomia, resistência e quebra de estereótipos de gênero, reforçando que mulheres podem ser tão corajosas e habilidosas quanto qualquer pessoa no meio musical.
INSCRIÇÕES
As interessadas devem se inscrever até o dia 28 de fevereiro, acessando o formulário disponível na bio do Casulo. No ato da inscrição, será necessário o envio de um vídeo simples (gravado pelo celular) de até 3 minutos, demonstrando suas habilidades musicais – seja cantando ou tocando um instrumento. As vagas são limitadas.
SERVIÇO
📍 Local: Casulo - Rua Reinaldo Bianchi, 398 - Parque Alvorada, Dourados/MS
📞 WhatsApp: (67) 99870-0269
📧 E-mail: casulodourados@gmail.com
O projeto é realizado com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei nº 12.343, de 02 de dezembro de 2010.
Por: Elisa Lorini DRT 2228/MS
Comments