top of page

UEMS recebe INEP para credenciamento e passará a ofertar o Certificado de Proficiência - CELPE-BRAS

População de imigrantes serão diretamente beneficiados com a certificação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul recebe nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o credenciamento e capacitação para que a instituição passe a ofertar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras.


David Simões, pesquisador do Inep, e Andrea Belfort, da Comissão Técnico-Científica do Celpe-Bras foram recebidos pela vice-reitora da UEMS, profa. Dra. Celi Corrêa Neres e por comissão interna de docentes doutores da área de Letras e Linguística da UEMS: João Fábio Sanches Silva, Thaissa Moreira Prado, Maria das Dores Dias Acosta, Giovana Rosa Martins, Maria Tereza Martins Rezende, Mônica Aparecida Matos, Lucas Araujo Chagas, Paulo Gerson Rodrigues Stefanello, Carlos Alberto Turati, Regiane Corrêa de Oliveira Ramos, Flávio Zancheta Faccioni, e Cleriston Raique Jara da Costa.


"Estamos otimistas com a visita porque essa certificação vai ajudar bastante O projeto que a UEMS desenvolve com a inclusão dos migrantes e pra nós da Universidade, para ampliação do programa em outras universidades, em outros espaços é um motivo de muita satisfação podermos contribuir com esse projeto tão importante, tão bonito de inclusão social", relata Celi. As visitas técnicas ocorreram em Dourados nesta quinta-feira (15) e na sexta-feira (16) ocorreu em Campo Grande.


O prof. Dr. João Fábio Sanches, coordenador do Programa UEMS Acolhe, com foco no Acolhimento pela Língua, resumo a conquista: "um dia histórico para nossa UEMS! Capacitação junto ao INEP para futuro credenciamento da UEMS como Posto Aplicador do exame Celpe-Bras! Agradeço a todo apoio que nossa universidade.



Sobre o Celpe-Bras


O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e outras instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.


O Celpe-Bras fundamenta-se na ideia de proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. Para certificar diferentes níveis de proficiência, o Celpe-Bras baseia-se na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em língua portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência.




Por:Rubens Urue

Comments


bottom of page