top of page

UEMS: três décadas transformando vidas

A UEMS carrega o título de "Universidade do Povo de Mato Grosso do Sul" não apenas pelo alcance das suas ações, mas também pelo acolhimento e inclusão que oferece

Criada pela Constituição de 1979 e concretizada em 1993 pelo então governador Pedro Pedrossian, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) comemora 32 anos de história em 2025. Durante essas três décadas, a instituição se consolidou como referência em ensino, pesquisa e extensão, transformando vidas e promovendo o desenvolvimento educacional do Estado.


Com mais de 21 mil profissionais formados, a UEMS oferece mais de 90 cursos, entre graduações, especializações, mestrados e doutorados. A universidade se destaca por garantir acesso ao ensino superior público e gratuito por meio de ações afirmativas: 45% das vagas em seus processos seletivos são reservadas para negros, indígenas, pessoas com deficiência e moradores do Mato Grosso do Sul.


Imagem: Arquivo/UEMS

A inclusão é uma das marcas da UEMS, sendo pioneira no Brasil ao reservar vagas para indígenas em todas as graduações. Além disso, a instituição foi a terceira no país a adotar a reserva para negros, pretos e pardos. Hoje, a universidade oferta também cotas para PCD (Pessoas com Deficiência). Para apoiar seus acadêmicos, investe cerca de R$ 12 milhões anuais em bolsas e auxílios estudantis, garantindo que o foco permaneça nos estudos.


Outro diferencial está na qualificação de seu quadro de servidores. Um corpo docente com 90% de professores doutores e um corpo técnico com 90% de servidores pós-graduados. Essa configuração garante a excelência do Ensino, Pesquisa e Extensão na UEMS. A universidade conta ainda com 14 centros de pesquisa e mais de 100 grupos de estudos, conectando o conhecimento gerado em salas e laboratórios à população por meio de projetos de extensão que já impactaram mais de um milhão de pessoas.


A UEMS possui unidades presenciais nas cidades de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã. Além disso, conta com polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Miranda, Paranhos, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Japorã.


Presença da UEMS em Mato Grosso do Sul

Por: Charles Aparecido - DRT 2080/MS

Comments


bottom of page