top of page
Foto do escritorNotícias de Dourados

Um novo Poeta entre nós

Nos dias 14 e 15, no Festop, acontecerá intervenções artísticas de poesia e teatro com o Poeta/Ator Kaio Ramos

O Poeta/Ator Kaio Ramos, discente de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, nesta sexta-feira, dia 14, às 20h apresentará o espetáculo: As Últimas Notícias do Século. No Sábado, dia 15, às 10h30 o poeta também apresenta outra intervenção: Abaporu - Performance. Sendo realizadas na Praça Antônio João, Centro de Dourados.


Sobre os espetáculos:


As Últimas Notícias do Século - Sinopse:

EXTRA, EXTRA, EXTRA: O caos das notícias circulam pelos jornais feitos de árvores, rádios gritantes-plástico e TVs. Aparelhos reveladores do mal dos séculos. Nas sombras e buracos-destroços dos tanques, florescem botões de rosas vermelhas. O espetáculo- teatro-poesia: “Últimas notícias do Século" surge dos pensamentos e escritas do Poeta Kaio Ramos, que tenta romper com os muros de concreto extensos construídos mundialmente pela maldade do homem, desenhando uma cronologia de acontecimentos-notícias metamorfoseadas de poesia.


Abaporu - performance:

A apresentação “Abaporu-poesia-performativa” expressa o valor e trajetória do quadro, símbolo do movimento modernista, Abaporu, pintado por Tarsila do Amaral em 1928. A performance busca, através da expressão corporal e da poesia, valorizar a cultura popular brasileira, realocando-a a um estado de cultura universal-humanidade. O poeta modernista é o centro dessa história, mas sua perspetiva contemporânea é quem dita o tom sobre o mundo que vivemos, ora tão presente, ora resultado desse passado cultural. Com isso, espera-se que o espetáculo contribua não apenas circulando a arte, cultura e história para a comunidade, mas possibilitando ao espectador um momento de reflexão sobre sua identidade e o sentimento de pertencimento que liga todos nós.


Ficha técnica:


Autoria/realização: Kaio Ramos

INSTRUMENTAÇÃO: Caio Honório e Denise Demarque.


Um pouco sobre o artista:


O Poeta Kaio Ramos, paulistano, reside atualmente no município de Dourados, sendo Acadêmico da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no curso de licenciatura em Artes Cênicas. Artista multifacetado, iniciou sua carreira como ator amador aos 8 anos, idade em que participou de oficinas de teatro na escola pública em que estudava. Passou, então, a se apresentar, com a Companhia da Igreja Católica que frequentava, em eventos internos e em praças públicas. Hoje, além de estar aperfeiçoando seu talento na Universidade, está se tornando pesquisador independente e se aprofundando nas áreas de Teatro, Performance, Poesia e Poema, Artes Visuais, Artes Plásticas, Contação de História, Palhaçaria e Audiovisual.


Como nasceu o Poeta Kaio Ramos?


Envolvido em todas essas diversas práticas artísticas, foi muito natural que o amor pela poesia surgisse de forma pulsante no trabalho do multiartista Kaio Ramos.


Já na adolescência escreveu seus primeiros poemas. Declamava na escola e em outros lugares quando o convidavam. Mas foi na Universidade que passou a ter contato mais intenso com o assunto poesia e respectivos autores. A partir de então, o contato com poetas sul-matogrossenses como Flora Thomé, Manoel de Barros e Emmanuel Marinho fez eclodir o que já era pulsante. Aprimorou, assim, seu talento poético.


Kommentare


bottom of page